Páginas

sábado, 14 de janeiro de 2017

INTELECTO


O intelecto é um bom instrumento de trabalho para o estudo e a exploração da matéria, mas nem sempre é o melhor guia. 
Por quê? 
Porque não só ele tem uma percepção da realidade que é parcial, mas também, e sobretudo, porque naquilo que ele decide empreender há sempre, lá no fundo, um propósito oculto, um interesse, um calculismo egoísta que acaba por provocar perturbações. 
O que se passa com um homem que se deixa levar pelo seu intelecto? 
Mal acaba de fazer um sacrifício, de ter um gesto generoso, e logo o lamenta; acha que foi muito parvo por ter escutado os conselhos do seu coração ou da sua alma.
O intelecto também não é capaz de conceber como a fraternidade se realizará entre os homens, como haverá uma só família na terra, como o mundo inteiro viverá em paz e harmonia. Ele não pode elevar-se o suficiente para descobrir os verdadeiros remédios, as verdadeiras soluções. 
O que ele imagina, o que ele propõe a partir da sua visão incompleta e egocêntrica das coisas, é sempre parcial, defeituoso, e não resolve nada de forma definitiva. 
Existem soluções para todos os problemas que se colocam aos humanos, mas, para as descobrir, é preciso apelar para o coração, para a alma e para o espírito.



Nenhum comentário: