Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

SÓ O RISO, O AMOR E O PRAZER, MERECEM REVANCHE



O resto, mais que perda de tempo, é perda de vida... Nesta época, gosto de tratar da vida. Dou a roupa que não uso mais. Livros que não pretendo reler. Envio caixas para bibliotecas. Ou abandono um volume em um shopping ou café, com uma mensagem: "Leia e passe para frente!". Tento avaliar meus atos através de uma perspectiva maior. Penso na história dos Três Porquinhos. Cada um construiu sua casa. Duas, o Lobo derrubou facilmente. Mas a terceira resistiu porque era sólida. Em minha opinião, contos infantis possuem grande sabedoria, além da história propriamente dita. Gosto desse especialmente. Imagino que a vida de cada um seja semelhante a uma casa. Frágil ou sólida, depende de como é construída. Muita gente se aproxima de mim e diz: – Eu tenho um sonho, quero torná-lo realidade! Estremeço. Freqüentemente, o sonho é bonito, tanto como uma casa bem pintada. Mas sem alicerces. As paredes racham, a casa cai repentinamente, e a pessoa fica só com entulho. Lamenta-se. Na minha área profissional, isso é muito comum. Diariamente sou procurado por alguém que sonha em ser ator ou atriz sem nunca ter estudado ou feito teatro. Como é possível jogar todas as fichas em uma profissão que nem se conhece? Há quem largue tudo por uma paixão. Um amigo abandonou mulher e filho recém-nascido. A nova paixão durou até a noite na qual, no apartamento do 10º andar, a moça afirmou que podia voar. – Deixa de brincadeira – ele respondeu. – Eu sei voar, sim! – rebateu ela. Abriu os braços, pronta para saltar da janela. Ele a segurou. Gritou por socorro. Quase despencaram. Foi viver sozinho com um gato, lembrando-se dos bons tempos da vida doméstica, do filho, da harmonia perdida! Algumas pessoas se preocupam só com os alicerces. Dedicam-se à vida material. Quando venta, não têm paredes para se proteger. Outras não colocam portas. Qualquer um entra na vida delas. Tenho um amigo que não sabe dizer não (a palavra não é tão mágica quanto uma porta blindada). Empresta seu dinheiro e nunca recebe. Namora mulheres problemáticas. Vive cercado de pessoas que sugam suas energias como autênticos vampiros emocionais. Outro dia lhe perguntei: – Por que deixa tanta gente ruim se aproximar de você? Garante que no próximo ano será diferente. Nada mudará enquanto não consertar a casa de sua vida. São comuns as pessoas que não pensam no telhado. Vivem como se os dias de tempestade jamais chegassem. Quando chove, a casa delas se alaga. Ao contrário das que só cuidam dos alicerces, não se preocupam com o dia de amanhã. Certa vez uma amiga conseguiu vender um terreno valioso recebido em herança. Comentei: – Agora você pode comprar um apartamento para morar. Preferiu alugar uma mansão. Mobiliou. Durante meses morou como uma rainha. Quase um ano depois, já não tinha dinheiro para botar um bife na mesa! Aproveito as festas de fim de ano para examinar a casa que construí. Alguma parede rachou porque tomei uma atitude contra meus princípios? Deixei alguma telha quebrada? Há um assunto pendente me incomodando como uma goteira? Minha porta tem uma chave para ser bem fechada quando preciso, mas também para ser aberta quando vierem as pessoas que amo? É um bom momento para decidir o que consertar. Para mudar alguma coisa e tornar a casa mais agradável. Sou envolvido por um sentimento muito especial. Ao longo dos anos, cada pessoa constrói sua casa. O bom é que sempre se pode reformar, arrumar, decorar! E na eterna oportunidade de recomeçar reside a grande beleza de ser o arquiteto da própria vida! Enviado por Jorge do blog Nectan Reflexões e foi aqui postado por ser pertinente à proposta do Arca.

20 comentários:

Ives disse...

Olá, alicerces são construidos a todo instante, mas em seguida vem outros mais profundos! abraços

Lena disse...

Mary Jo, minha linda e charmosa amiga
Não tenho palavras pra agradecer o tanto que você massageia meu ego, me joga pra cima e coloca minha autoestima lá no céu.
Te amo, minha flor e muito obrigada sempre. Já copiei o selinho lindo e meigo que vc me deu de presente. Como te disse, devo demorar só um pouquinho para postá-lo. Que Deus te dê em dobro por todo o bem que vc planta por aqui nesse mundo amado!Bjkas com carinho!

Meire Oliveira disse...

Maria querida, temos sempre que rever nossos alicerces, pois podemos estar com tanta coisa torta na nossa casa e dali na frente ela pode desabar e depois vai ser pior para reconstruir tudo de novo.
Lindo post, aliás vi no seu perfil que vc é psicóloga, admiro muito essa profissão, tenho muitos amigos que tbm são e adoro ler coisas que tem a ver!
bjokitas com imenso carinho ;)

Denise Carreiro disse...

Temos a obrigação de ser previdentes. A caridade é importante, mas não a ponto de descuidar de nós. Afinal, somos responsáveis pelo nosso progresso espiritual. Muita paz!

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Tem toda razão... curtir desaforos é brutalidade para conosco mesmo...
Bjs de paz

josenaide coelho disse...

lindo texto,temos k ter alicerces para todas as
etapas da vida se não a casa cai literalmente....abraços com muito amorrrrrrr.......

MARILENE disse...

Raízes fortes, árvores frondosas e agrasalhadoras. Mas para chegar lá, muito esforço e dedicação. Os percalços sempre surgirão, mas alicerces firmes não permitem que desabemos.

Bjs.

Cidinha disse...

Oi, amiga! a nossa casa tem que estar sempre em constante reforma.Pois temos que sentir seguros e protegidos.Háverá em tão muito amor, alegria, fé....Bjs e muita paz!

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Olá minha amiga, perdoa a demora, peguei a revisão de um romance e o prazo estava apertado, mas cá estou e com muita saudades suas, pra mim estar aqui é como entrar na sua casa, e hoje o prato que serves é um dos mais deliciosos que já li, saboreei do início ao fim, quantas verdades ele contem, ah minha amiga quisera ter entendido estas verdades a bem mais tempo, mas antes tarde do que nunca, não é? Beijos Luconi

Anônimo disse...

Oi Maria! Bom dia, amo seu blog, leio todos os dias, seus textos tem me ajudado muito. Gostaria muito de conversar com você, anote meu msn, walquiriacelene@hotmail.com.
Obrigada sempre!

Anônimo disse...

Esse post merece uma boa reflexão. abraço CY.

Crista disse...

Maria...Mary...para mim,acho que vais gostar:És minha Estela Maris!!!!!!!!!
Estrela do mar...gostou????
Aprendi com meu professor de latim...e tu sabes que isso foi recentemente...rsrsrsrs...
Quase caí da minha cadeira quando te vi...eu estava de mal com tu...só vinha escondidinha te ver e ler...mas de brabeza não te escrevia!!!!!
Ainda bem que não vais mais me perder!!!!
Na minha casa...é uma bagunça gostosa...deixo entrar tudo o que precisa de um lugar para se confortar e extravazar...dou o que posso e arrumo num vaptivup...se tentam desarrumar...rsrsrsrs...
Sou grossa mesmo...mas não demais,pois aqui todos vem,alguns vão...mas sempre voltam...rsrsrsrs...
Adoro essa vidinha que tem cheirinho de lar!!!!!
Beijãojão(quer dizer beijo muuuitooooooooo grande...rsrsrsrs)
Tu não calculas a felicidade que estou...porque tu não me esquecestes!!!!

Anônimo disse...

Oi querida, que bom ter gostado da minha postagem, adoro qdo vem me visitar. Realmente a astrologia prova que a estória não mente. Bjs Cy.

AugustoCrowley disse...

Muito pertinente mesmo esse texto, me lembrou aquela mensagem muito conhecida: Ninguém pode voltar no tempo e mudar o passado, mas pode construir um novo futuro, não e com essas palavras, mas acho que e nesse sntido.
E que bom que a cada dia temos uma chance de ser alguém melhor e valorizar o que realmente se deve.
Grande beijo a todos!

Anônimo disse...

These are really impressive ideas in on the topic of blogging.

You have touched some good factors here. Any way keep up
wrinting.

Feel free to visit my site; baby girl nursery themes and ideas
my page - baby girl nursery themes and ideas

Anônimo disse...

I always spent my half an hour to read this website's content all the time along with a cup of coffee.

Check out my site ... baby girl quotes
Here is my web page - baby girl pictures

Anônimo disse...

Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though
you relied on the video to make your point. You definitely know what youre talking about,
why throw away your intelligence on just posting videos to your site when you
could be giving us something enlightening to read?



Also visit my web site: How to Get rid of odor in clothes

Anônimo disse...

I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs
really nice, keep it up! I'll go ahead and bookmark your website to come back in the future. Many thanks

Feel free to visit my page - personalized rhinestone t shirts

Anônimo disse...

I wanted to thank you for this good read!! I absolutely loved every
little bit of it. I've got you book-marked to look at new things you post…

Also visit my webpage costa rica all inclusive

Anônimo disse...

By 1959, сar lоan fοr bad
creԁit waѕ so bankrupt, that a ΡΑ system
hiring is tо frоm the ѕignificаnce оf an еνent with its all systems that ωorκ seamlеssly.



Hеге is mу web-site; tanzi